segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pere Ubu - The Modern Dance (1976)


Inauguro o blog com uma pérola do rock americano dos anos 70: PERE UBU (poderia adicionar ainda taxações como rock industrial expressionista, proto-punk dadaísta e outros exímios rótulos agradáveis de ouvir, mas difíceis de decifrar). A questão é que o Pere Ubu, de uma forma ou de outra, já garantiu seu lugar dentro da história recente do rock mundial. A figura central aqui é David Thomas, cantor e fundador do Pere Ubu, que já havia marcado presença em 1974 como membro fundador do Rocket From the Tombs, a banda protopunk de Cleveland que mais tarde se dividiu e acabou gerando o Dead Boys. David se juntou a Peter Laughner para fundar o Pere Ubu e juntos chegaram a lançar 3 singles até a morte de Laughner em 1977.
David Thomas e Peter Laughner
The Modern Dance sai em 1978, já pela Blank Records (subdivisão da Mercury). Nas palavras de um crítico que nomeu o disco como um dos 7 discos de rock de todos os tempos: "O som começa a partir do velho espirito do garage-rock, mas distorcido com harmonia e um ritmo grotesco. A letra surreal e o humor estudantil atenuam a força dramática da perfomance, mas ao mesmo tempo, aumenta a sensação de loucura coletiva, de fatalismo resignado e de escravidão inelutável."
A angústia é realmente o sentimento melhor decomposto no som do Pere Ubu, referências a situação do homem na sociedade industrial dão o  "background" mais conceitual do disco, que ainda é altamente contornado por sintetizadores malucos. Com influência que vão de Zappa até Blues, o disco é um representante máximo da new-wave norte americana. Altamente recomendado. Destaque pro som "Over My Head"

Não sei quantas pessoas vão ler isso, ou se o blog vai durar mais que duas postagens, mas espero que gostem, ainda estou aprendendo a mexer, com tempo vou acertando tudo aqui.
Abraços



Nenhum comentário:

Postar um comentário